Treinos fechados e garotos blindados: a preparação do Santos
MatériaMais Notícias
da casino:
da pinnacle: A euforia da goleada sobre o Avaí por 5 a 2 durou poucos minutos no vestiário do Santos após a vitória, no último sábado, na Vila Belmiro. Depois de algumas palavras positivas e comemorações, os jogadores tomaram uma ducha também de palavras sobre o clássico contra o Corinthians, na próxima quarta-feira, válido pela volta das oitavas da Copa do Brasil.
Embora o Peixe siga em ascensão na classificação do Campeonato Brasileiro, Dorival pediu para que o foco, desde o último sábado, seja o duelo fora de casa, em que o time entrará com uma vantagem de dois gols, conquistada em casa.
– Vamos comemorar o resultado, mas assim que colocar a cabeça no travesseiro, tem que pensar em quarta-feira. As dificuldades de se jogar lá dentro são grandes (na Arena Corinthians), é uma situação difícil. Assim que teremos que nos preparar. Temos que estar totalmente focados e objetivando a classificação. Reconhecendo o que é jogar lá dentro – disse o comandante.
Na prática, a rotina dos atletas será intensa e o clima no CT Rei Pelé deverá ser de seriedade e poucas brincadeiras. Com apenas dois dias para treinar, (hoje e amanhã), Dorival não liberou nenhuma das atividades para a imprensa, ainda que tenha confirmado que não pretende fazer mudanças no time e ir com força total para Itaquera.
Dorival dá instruções de posicionamento (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
Na sala de imprensa, só líderes e jogadores experientes vão falar sobre o clássico. Os escolhidos foram David Braz, Victor Ferraz e Ricardo Oliveira. Os garotos, principalmente os do ataque, foram blindados para se concentrar exclusivamente no jogo, que pode mudar o rumo do time.
Tanto nas entrevistas quanto no vestiário, o técnico Dorival Júnior afirma que o foco do Santos no ano é o Campeonato Brasileiro, em que o time deve se fixar no meio da tabela para depois buscar voos maiores. No entanto, se chegar às quartas de final da Copa do Brasil, o planejamento da comissão técnica e do departamento de futebol pode mudar, ainda mais se o adversário (definido em sorteio) na próxima fase, for considerado mais “fácil” na teoria.
Euforia em Santos, só acontece na quarta, se o melhor acontecer…
A PREPARAÇÃO DO SANTOS
Blindagem
Além de tirar os jogadores mais jovens do foco da imprensa e da torcida, deixando os mais experientes para dar entrevistas, comissão técnica não quer expor o treino e quer ter privacidade para trabalhar o posicionamento tático e até trabalhar jogadas diferentes em cima do adversário. Dorival gosta de ver imagens do oponente com seu auxiliar e filho Lucas.
Pendências
Diretoria procurou resolver pendências extra-campo relacionadas ao elenco. Com os salários em dia, clube acertou patrocínios pontuais para o jogo e arrecadou mais. Renovações de contrato com David Braz e até com Vladimir, goleiro reserva, foram acertadas com antecedência para dar mais tranquilidade. Victor Ferraz tem a sua renovação apalavrada.
Segurança
Sem novidades no time titular, Dorival Júnior deve fazer apenas alguns ajustes táticos já que o Corinthians também deve ir com o mesmo time da última quarta-feira a campo, com exceção de Love na vaga de Luciano. Principal trunfo do Santos é que em nenhum dos três confrontos com o rival no ano sofreu pressão, nem mesmo em Itaquera, em que empatou em 1 a 1 no Paulista.
Descanso
Como jogou no sábado, Santos terá mais tempo para descansar. Jogadores tiveram folga ontem e fazem um regenerativo na academia antes de treinar com bola na tarde de hoje. Tendência é que na atividade desta segunda, Dorival dê instruções de posicionamento. Trabalhos com bola devem acontecer só amanhã. Elenco se concentra já na tarde de amanhã.